Do que as crianças são capazes

oda criança é dotada de potencialidades para aprender e leva consigo o direito de ser respeitada e valorizada em sua identidade e em seu tempo de desenvolvimento. N’Os Batutinhas, acreditamos na capacidade da criança de pensar, criar, elaborar hipóteses e ser ativa em seu processo de aprendizagem, atribuindo sentido e significado às experiências.

Como o conhecimento é construído?

O conhecimento é construído a partir de processos cognitivos e criativos que dependem da interação entre crianças, entre crianças e adultos e entre crianças e o meio. Nossa estratégia educativa é construída e vivida no encontro, dia após dia, tendo a escuta como premissa da relação.

Qual a importância da escuta para nós?

A escuta, como processo permanente que alimenta a reflexão e o diálogo, tem a intenção de promover o prazer e a felicidade de aprender. Ao escutar uma criança estamos lhe dando um lugar, considerando-a um sujeito que toma decisões e que possui competências. Assim, abrimos espaço para as crianças expressarem seus sentimentos e pensamentos por meio de múltiplas linguagens (verbais e não verbais).

Quais são as nossas ferramentas didáticas?

Trabalhamos com projetos semestrais que promovem a ampliação cultural. Para nós, os conteúdos ganham qualidade através de vivências que são oferecidas em contextos lúdicos. Além disso, valorizamos a formação de sujeitos éticos, a importância do brincar e a integração das famílias com a escola para a construção do conhecimento.

Qual a importância do brincar?

Acreditamos no tempo do brincar. É na brincadeira que a criança trabalha aspectos fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. É no ato de brincar que as crianças experimentam suas competências e testam suas hipóteses na descoberta de si e do mundo. O encontro com o outro durante a brincadeira possibilita uma ampliação do repertório cultural e um mergulho no mundo do faz de conta. Nesses momentos, as crianças constroem suas regras e aos poucos aprendem valores fundamentais como empatia e respeito.

Porque a parceria família-escola é parte fundamental deste processo?

A parceria família-escola é indispensável no processo de aprendizagem das crianças. A contribuição das famílias, no dia a dia d’Os Batutinhas, é necessária para a construção do conhecimento dos nossos alunos. Um relacionamento transparente faz com que as crianças se sintam seguras, confiantes e felizes.