Aprender através de Projetos

creditamos que o pensar é uma ação a ser construída e, para as crianças, não há nada mais rico do que pensar através do lúdico, por meio de projetos pedagógicos. A cada semestre, a equipe pedagógica elege um tema que acompanhará todos os grupos de alunos do início ao fim. Buscamos sempre variar entre as diferentes áreas de conhecimento, passando pela arte, ciências, história, etc.

Apesar de o tema ser o mesmo para toda a escola, os caminhos percorridos por cada turma e suas professoras são muito particulares. Nosso grande objetivo é fazer com que as crianças sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem e autoras de boas perguntas, despertando o desejo de saber cada vez mais. Assim, estimulamos a curiosidade e valorizamos todos os questionamentos e olhares sobre o mundo.

A ampliação do repertório cultural se dá a partir do conteúdo trazido pela professora, mas também através das relações que se estabelecem no decorrer de uma brincadeira e nas trocas durante uma atividade. No final do primeiro semestre do ano, uma exposição interativa mostra os resultados do projeto, mas o grande produto é o processo. Em todas as paredes, observamos as marcas das experiências deixadas pelas crianças, esse ser de múltiplas linguagens. É um momento de interação com as famílias, em que abrimos as portas da escola para essa troca tão especial.