Projeto do Semestre

“Para crianças, um livro é todo um mundo” Monteiro Lobato

arte do “Era uma vez…” atravessa o tempo e o espaço e acompanha a própria história dos homens. As narrativas fazem parte das nossas vidas e ecoam dentro de nós através de princesas, feiticeiros, soldados, bruxas, monstros e heróis. Oral ou escrito, um bom conto nos aproxima de outras realidades, sensibilizando e emocionando o leitor-ouvinte.

N’Os Batutinhas, a literatura é como um coração que pulsa do início ao fim do percurso escolar. Ela alimenta tudo o que fazemos. Das artes à matemática, das ciências às aulas de ética, tudo é motivo para desfolharmos boas histórias, articulando conhecimentos.

Neste semestre, as histórias não serão apenas suportes para outros saberes, mas o assunto principal. Se é verdade que somos seres de narrativa, e que por meio dela nos colocamos no mundo, e se a linguagem permitiu o salto evolutivo da espécie humana, por que não dedicarmos um semestre às narrativas ao redor do mundo?

Embalados por aventuras literárias de vários países e povos, viajaremos em busca das mais preciosas histórias no projeto: “Cada Canto Conta um Conto”.

Há contos que são passados de geração em geração e se transformam ao longo dos tempos. Diz-se que na África as histórias asseguram que a cultura de um povo não se perca no vento quando o mais velho da aldeia parte. São os avós os maiores contadores, e perdê-los é como perder uma biblioteca. Este semestre, as narrativas virão de todos os cantos e serão trazidas por nosso personagem guia, um Griô, conhecido como o guardião das palavras na África Ocidental. Debaixo de seu Baobá (árvore mãe), ele já chega ensinando para as crianças do Infantil 1, 2 e 3 que existem formas divertidas de descobrir o mundo: por meio de brincadeiras, de rodas cantadas, da arte, da oralidade ou através dos próprios livros.

Os alunos do Infantil 4 e 5 também embarcarão no convite do Griô para viajar pelos contos a partir do seu continente, grande berço de histórias. Da África para o mundo, chegaremos a “Sherazade e os mistérios das Arábias”, passando por contos populares europeus transcritos por grandes nomes da literatura, como os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen, contos russos, mitos e lendas do Brasil.

Convidamos vocês para embarcarem conosco nessa aventura literária! Vamos todos – pais, famílias, professores e crianças – resgatar algum conto que faça parte das nossas vidas, transformando-nos em verdadeiros contadores de histórias para compartilhar afetos? Viajar pelo mundo e aprender novas histórias é bem mais alegre quando estamos acompanhados.