Projeto do Semestre

“Brincar é o instrumento de ser. A criança é o próprio brincar.” Renata Meirelles

uando pensamos na linguagem das crianças, “brincar” é uma das palavras mais potentes e universais. Explorar o mundo através da brincadeira acontece nos primeiros anos da vida: procurar, sentir, experimentar e descobrir. É muito mais do que uma forma de passar o tempo, é dar sentido às ações, produzindo culturas e infâncias. E quem disse que isso não se estende por toda a vida?

Ao escolher as próprias brincadeiras, temos a oportunidade de experimentar diversas formas de estar no mundo, viver papéis, sentimentos, gestos e movimentos. O brincar simbólico é uma experiência genuína do ser humano, é o início de muitas criações e, nos Batutinhas, está intimamente ligado ao processo de aprendizagem.

Nosso personagem guia nasceu na Itália de 1883 e é um velho marceneiro que tem o dom de transformar simples pedaços de madeira em belos brinquedos. Mestre Geppetto, criador de Pinóquio, fará o link entre passado e presente no projeto deste semestre, resgatando memórias das famílias em um grande mergulho no universo do lúdico. Para nós, invenções e brincadeira são coisas sérias. Bem-vindos a esta fantástica aventura!

“TERRITÓRIO DAS INFÂNCIAS: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”

Do Infantil 1 ao 3, os materiais e os ambientes serão um convite à invenção, à criatividade e à cooperação entre as crianças durante suas descobertas. Tudo é possível quando se trata da imaginação. Neste cenário encantador da infância, é maravilhoso observarmos tecidos se transformarem em paredes, folhas de bananeira em guarda-chuvas, papel picado em neve e o próprio corpo torna-se instrumento para o livre criar.

No Infantil 4 e 5, brincadeiras de roda não vão faltar! Faremos leitura de parlendas, rimas com palavras, escutaremos cantigas que irão embalar nossas crianças com suas melodias e gingados. Jogos de tabuleiro trarão o universo dos números, possibilitando contagens e criação de hipóteses.

A rotina será recheada de brincadeiras, com direito a esconderijos, capas e mistérios.  Viveremos grandes investigações, novas aprendizagens e oportunidades de crescimento. Imaginar é a porta de entrada para esse mundo de possibilidades brincantes.

Preparem-se para pular corda, jogar amarelinha, bola de gude, plantar bananeira, brincar de roda e compartilhar conosco as melhores lembranças das suas meninices. Vocês estão mais do que convidados! Por aqui, nos comprometemos a garantir que a imaginação e a criatividade das crianças sejam nutridas, ecoando assim por toda a vida.