Introdução

Espaço de Educação Infantil Os Batutinhas nasceu do sonho de criar no Rio de Janeiro uma escola de educação infantil de excelência embasada em teorias e pesquisas em diversas áreas de conhecimento. Foi inaugurado em 1996, exatamente na época em que se repensava a atuação dos educadores na formação de crianças pequenas. Inspirado por essa responsabilidade, surgiu ciente do compromisso em se manter atualizado no que há de melhor em Educação Infantil.

Fundada por uma família de psicólogas, a escola hoje possui 400 alunos de 1 a 5 anos e é  referência em Educação Infantil no Brasil.

A equipe tem como prioridade estabelecer uma parceria cotidiana com os pais. Desde a primeira visita, confirma-se a criação de um vínculo, através do qual qualquer preocupação, informação ou dúvida passa a ser atendida individual e cuidadosamente. 

Há mais de 20 anos, nossas crianças saem preparadas para enfrentar os desafios do Ensino Fundamental, apaixonados por literatura e com prazer de investigar o mundo.

Baseado na teoria construtivista, o trabalho d’Os Batutinhas é ancorado na  visão de que a criança assume o lugar de protagonista no seu processo de aprendizagem, construindo conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesma.

A construção do saber n’Os Batutinhas nasce do diálogo entre as crianças em rodas de debates que valorizam as diferentes opiniões e as produções coletivas, e por meio de atividades que tornam nossos alunos cada vez mais inteligentes, criativos, independentes e felizes. 

Para tanto, Os Batutinhas conta com uma equipe formada por psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, oferecendo uma qualidade ímpar de atendimento e ensino. 

Os Batutinhas tem como principais objetivos ampliar o universo cultural das crianças e desenvolver a competência de trabalhar em grupo. O trabalho com projetos envolve toda a escola em pesquisas, passeios, leituras, teatros, visitas e idas a museus, proporcionando conhecimento sobre os mais variados temas. 

Acreditando também ser parte fundamental da atuação em educação infantil promover a transformação de crianças em cidadãos éticos e morais, Os Batutinhas valoriza e estimula a integração da família com a escola, pois vê a família como peça essencial deste processo. 

Buscamos o desenvolvimento de todo o potencial da criança em seus primeiros anos de vida. 

  • Inspiração

    Baseamos nosso trabalho em pesquisas recentes nas áreas de Psicologia, incluindo a Neurociência e todas aquelas dedicadas ao desenvolvimento infantil. Elas apontam que as aprendizagens de conhecimentos específicos pelas crianças num ambiente de muita exploração e brincadeiras, nos primeiros anos de vida, são essenciais para o desenvolvimento de suas competências para pensar, capacitando-as para a interpretação, a resolução e a generalização nas mais diversas áreas de conhecimento do mundo à sua volta.

  • Forma

    Os Batutinhas incentiva e estimula a formação de crianças inteligentes, que sejam valorizadas em sua individualidade e respeitadas no ritmo em que descobrem o mundo, fazendo uso das diversas linguagens: experiências científicas, brincadeiras, psicomotricidade, música, pintura, teatro e as demais formas de expressões artísticas. Oferecemos aulas de inglês diárias num contexto lúdico e divertido, que aproxime as crianças de seu cotidiano de forma natural e de acordo com cada faixa etária.

  • Ambiente

    Esse trabalho acontece em um ambiente de afeto e respeito, que incentiva continuamente a noção de autoestima, o apreço pela diversidade e pela participação na vida em grupo. Valorizamos todos os espaços da escola e acreditamos que a aprendizagem acontece para além das paredes da sala de aula. Realizamos passeios durante o ano com o objetivo de construir uma relação positiva entre as crianças e a cidade. A experiência para fora do ambiente escolar tem um valor insubstituível de integração, oferecendo vivências reais que complementam uma aprendizagem de qualidade.

  • Escola de Pais e Comunicação

    Acreditamos na importância da parceria estreita com as famílias. Por isso, nós a colocamos sempre a par do que acontece na escola por meio de relatórios mensais das atividades de cada grupo, relatórios semestrais individuais, palestras e encontros para acolher qualquer dificuldade que a família tenha na educação de seus filhos.

  • DEBAT - Divisão de Estudos Batutinhas

    Oferecemos também momentos de reflexão sobre a prática e aprofundamento de temas de educação com as portas abertas para outros profissionais.